top of page
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Twitter Preto
  • Ícone do Instagram Preto

GOVERNO RIEDEL AINDA NÃO TEM RESPOSTA EFETIVA PARA VALORIZAÇÃO SALARIAL DOS DOCENTES DA UEMS

  • aduems
  • há 2 dias
  • 3 min de leitura

Diretoria da ADUEMS irá se reunir em fevereiro com o secretário de administração para nova rodada de negociações



No dia 16 de janeiro, às 10 horas, o professor Doutor Alberny Ferreira, tesoureiro da ADUEMS, esteve na Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD) para agendar reunião com o secretário Frederico Felini, a fim de discutir a posição do governo sobre a demanda de reposição salarial aos docentes da UEMS. 

O prof. Alberny foi recebido por funcionário da SAD, que informou que o governo está fechando as informações sobre receita do estado e deverá realizar nova rodada de conversa em fevereiro, deixando pré-agendada reunião com a Diretoria da ADUEMS.

Conforme o prof. Alberny: “Fui recebido por um funcionário, pois o secretário não se encontrava, ele me disse e mostrou que o e-mail e as reivindicações da Aduems esta na mesa. Estão esperando o início de fevereiro pra ver  como vai ficar a situação do estado, na responsabilidade fiscal e nos chamar pra reunião”.


HISTÓRICO DE NEGOCIAÇÃO ENTRE DIRETORIA DA ADUEMS E GOVERNO ESTADUAL


A Diretoria da ADUEMS, que assumiu em setembro de 2025, buscou de imediato contato com o governo estadual, após aprovação em Assembleia de Proposta de Negociação Salarial. 

Confira as demandas da proposta aqui.


Até o momento, foram realizadas duas rodadas de negociação com o governo.

Na última rodada de conversas entre a Diretoria da ADUEMS e o secretário de administração, realizada em dezembro de 2025, o secretário Frederico Felini havia dito que o governo estadual não possuía condições de atender as demandas de reposição salarial dos servidores estaduais, por conta do contingenciamento de despesas decretado em agosto. Afirmou que o governo voltaria a conversar com a categoria em janeiro, momento em que seria publicado os novos dados econômicos no balanço quadrienal do governo.


COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA ASSEMBLEIA APOIA DEMANDA DA ADUEMS


No dia 16 de dezembro, a Diretoria Executiva da ADUEMS reuniu-se com a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul para discutir a pauta "reposição salarial e condições de trabalho dos docentes da UEMS". O encontro foi presidido pelo deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos), presidente da Comissão, e teve a participação da deputada Gleice Jane (Partido dos Trabalhadores), vice-presidente.

Naquela ocasião, a Comissão de Educação da ALEMS declarou apoio à demanda por valorização salarial dos docentes da UEMS e se colocou à disposição para ajudar nas articulações com o governo do estado.

Ainda nesta reunião, a Reitoria da UEMS enviou Nota de Apoio à Proposta de Valorização Salarial dos Docentes da UEMS, que foi entregue ao presidente da Comissão de Educação.


CENÁRIOS DE NEGOCIAÇÃO


Na visão da Diretoria da ADUEMS, o cenário de negociação com o governo estadual é incerto, pois o Decreto de contingenciamento de despesas publicado em agosto de 2025 e os recentes empréstimos do governo estadual, aprovados pela ALEMS, tendo por foco a expansão de gastos com infraestrutura, apontam para o não direcionamento de recursos priorizando a reposição salarial dos servidores estaduais.

Conforme o secretário-geral da ADUEMS, prof. Dr. Volmir Cardoso, “é preciso considerar sobretudo a renúncia fiscal de mais de 20 BILHÕES do Governo Riedel, direcionada especialmente ao agronegócio. Isso implica numa perda enorme de receita, impactando diretamente as possibilidades de reposição salarial dos servidores, que foram duramente arrochados durante o período Azambuja. O governo do estado tem optado por favorecer a concentração da riqueza na mão dos grandes fazendeiros e dos ricos. É uma opção de classe. Os servidores públicos não entram nesse grupo seleto de beneficiários. Vamos seguir cobrando”.

Com o novo balanço quadrienal do governo a ser publicado, a nova rodada de negociação em fevereiro será importante para cobrar uma posição clara e efetiva do governo estadual em relação à proposta da ADUEMS.



 
 
 

Comentários


Contate-nos

R. Onófre Pereira de Matos, 1189 - Centro, Dourados - MS, 79820-130

Conecte-se conosco

todos os direitos reservados

© 2025 Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

bottom of page